quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Respiração Holotrópica

Dando andamento ao Projeto Prisma, gostaríamos de falar um pouco sobre a principal ferramenta prática de nosso centro, a Respiração Holotrópica.
A base dessa técnica já foi citada na publicação “Técnicas de Meditação – 02” e nela fomos alertados por um de nossos leitores do fato de não termos citado o psiquiatra tcheco Stanislav Grof.
Na verdade, a técnica foi trazida do Oriente e desenvolvida de forma paralela e semelhante por alguns interessados no assunto, como o americano Leonard Orr. Em nosso caso, o contato com ela veio através de uma escola indiana e que a denominava Respiração Circular.
De qualquer forma, os experimentos feitos por esses estudiosos elevaram a técnica a um patamar de grande importância no tratamento psico/físico do indivíduo através da utilização das chamadas forças espontâneas de cura.
Grof é um dos mais entusiastas estudiosos do assunto, agregando à técnica alguns aspectos xamânicos e conhecimentos primitivos dos grandes curandeiros.
A catarse provocada pela técnica pode ser capaz de trazer ao indivíduo curas e compreensões profundas sobre si mesmo, principalmente àqueles que estão passando pelo que Grof chama de Emergência Espiritual.
Em nosso Centro, usamos a técnica para despertar um estado alterado de consciência onde o indivíduo consegue defrontar-se com sua história passada ou com seu universo existencial infinito e, a partir disso, ressignificar os fatos, amenizando traumas, diminuindo dores, curando medos e fobias, compreendendo seus potenciais inatos, enfim, tornado-se mais completo e auto-consciente.
Alguns elementos novos estão sendo adicionados à técnica no intuito de otimizar os resultados e os participantes têm a oportunidade de não só experimentar como também assistir de forma participativa a aplicação da terapia, no intuito de compreender melhor seus efeitos e benefícios.
Esperamos, com isso, alcançar novos horizontes no desenvolvimento humano para nosso grupo e que este leve adiante a mensagem para as pessoas de sua convivência.
Se você também busca algo mais para sua existência, está convidado a conhecer nosso trabalho!
(Autor: Alex Francisco Paschoalini)

Nenhum comentário:

Postar um comentário