terça-feira, 26 de maio de 2009

Técnicas de Meditação - 04




Renascimento (ou Reedição de Memória)

O Renascimento é uma técnica que se assemelha muito à Respiração Holotrópica. Todo o procedimento usado segue praticamente a mesma cartilha até o ponto de início da respiração circular. Nesse caso, porém, a respiração é menos intensa, embora ainda circular e ininterrupta, chegando muito próximo à respiração cotidiana, e a velocidade também é pouco acima da usual.
Outro fator de diferenciação é a indução desde o início do processo através de frases, situações e idéias que levem o paciente à sua memória remota, inclusive intra uterina.
No momento em que o paciente esboça os primeiros sinais de que atingiu o estado de regressão e antes mesmo das tetanias, diferentemente da Terapia da Respiração, começa-se a indução ao renascimento sugerindo a posição fetal e o aumento no ritmo da respiração. Nesse instante o corpo do paciente deve ser comprimido e balançado de forma a relembrar o útero materno e, a partir do momento em que seus movimentos indiquem o instante do parto, o paciente deve ser “retirado de dentro do útero” pela cabeça, simulando todos os detalhes do nascimento.
É importante salientar que atrasos no parto, cordão sobre o pescoço, partos induzidos, nascimento de gêmeos e outros fatores ocorridos no nascimento real do paciente devem ser considerados na simulação do parto para que a vivência do fato seja a mais realista possível.
O acesso à memória dos momentos do nascimento através da catarse provocada pela técnica podem levar o paciente a liberar traumas parentais que podem estar provocando grande parte dos problemas, travas e limitações de uma vida inteira.
Após o “parto”, o paciente deve ser abraçado e acariciado, de preferência por um casal que possa representar seus pais, para que o “bebê” sinta-se seguro e amado. Em seguida, deve-se deitá-lo para que, a seu tempo, retorne sua memória ao momento presente. No caso da impossibilidade de assistência por outro profissional ou ajudante, o terapeuta deve tomar a posição de protetor do renascido.
Costuma-se conversar com o paciente ao término do “estado de nascimento” como terapia verbal complementar, de grande importância para conclusão do processo.
(Autor: Alex Francisco Paschoalini)

Nenhum comentário:

Postar um comentário