terça-feira, 26 de maio de 2009

Técnicas de Meditação - 01




Pranaiama

O Pranaiama é a base para todas as terapias que trabalham com respiração e envolve técnicas estudadas há milênios na Índia e boa parte do Oriente onde o ato de respirar é visto não só como um meio de oxigenar o corpo, mas também o condutor da energia vital, o Prana ou Chi, para alimentar nosso corpo energético e nosso chacras.
Segundo a visão dessa técnica, o ato de respirar pode ser dividido em vários aspectos: ritmo, intensidade, localização, modo e tempo.
O ritmo é a variação da velocidade do ciclo respiratório, indo desde bem lento até arfante. A intensidade vai desde uma respiração superficial até bem profunda. A localização refere-se ao ponto do corpo em que a respiração alcançará, ou seja, o tórax ou o abdome. O modo é a definição do canal de entrada do ar, podendo ser tanto nasal quanto bucal. Finalmente, o tempo refere-se à duração de cada um dos quatro movimentos da respiração, quais sejam, inspiração, espaço cheio, expiração e espaço vazio.
É possível aplicar uma infinidade de técnicas diferentes de respiração usando as variações desses conceitos e o terapeuta deve saber utilizar a melhor combinação dos aspectos citados de forma a alcançar o resultado desejado.
Sabe-se que muitas escolas de artes cênicas utilizam técnicas de variação respiratória para alcançar estados emocionais desejados em determinadas situações de cena.
Uma das formas mais simples de utilização do Pranaiama é a observação diária dos estados emocionais e da relação com os aspectos da respiração. Sabe-se, por exemplo, que uma respiração com inspirações rápidas e profundas e expirações longas e onduladas são a base da indução ao choro, assim como respiração com inspirações e expirações lentas e profundas e com espaços longos levam a um estado de relaxamento e serenidade.
Também é aconselhável a padronização dos quatro tempos (inspiração, espaço cheio, expiração e espaço vazio) em três ou cinco segundos para pessoas que sofrem de insônia alcançarem o relaxamento necessário para uma boa noite de sono.
Portanto, observar os cinco aspectos da respiração em cada estado emocional e criar uma espécie de “manual de minha respiração” pode ajudá-lo a deixar determinados estados emocionais indesejados com a simples mudança nos padrões respiratórios.
Tudo isso leva à conclusão há muito percebida pelos iogues de que a respiração é a porta de entrada da energia vital, aquela que pode nos levar desde estados intensos de êxtase até profundas depressões.
(Autor: Alex Francisco Paschoalini)

Nenhum comentário:

Postar um comentário