segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Auto-conhecimento ou auto-ajuda?

        “Conhece-te a ti mesmo”
                   Inscrição que era vista
                   na entrada do
                   Templo de Delphos,
                   Grécia

Outro assunto que costuma causar confusão entre os menos avisados é a diferença entre auto-conhecimento e auto-ajuda.
Quero deixar claro, antes de mais nada, que nosso centro especializa-se em métodos para desenvolver o auto-conhecimento.
O que os difere, então?
A auto-ajuda baseia-se em técnicas que permitem com que as pessoas busquem melhores condições externas, tais como um melhor emprego, um relacionamento amoroso, melhor condição financeira ou social, melhora na saúde, etc.
Analisando o que foi dito no texto “Projeto Prisma”, a auto-ajuda colabora com uma ou duas cores do espectro de nossa personalidade. Por isso, um ganho alcançado pela auto-ajuda nem sempre torna a pessoa mais completa ou evoluída, já que satisfaz apenas parte do ser humano.
O auto-conhecimento, no entanto, age diretamente na essência do indivíduo. São técnicas que buscam trazer a luz nossas potencialidades e limitações. É um processo exclusivamente interno, de valorizar a fonte essencial e divina de cada um.
Ao compreendermos nossas potencialidades podemos desenvolvê-las e, paralelamente, percebendo nossos limites, podemos transcendê-los e ampliá-los, tornado-nos pessoas melhores.
Ter um bom emprego, ser bem relacionado nos vários aspectos sentimentais e sociais, ter uma vida financeiramente próspera, estar saudável física e mentalmente, acabam sendo conseqüências naturais dessa atitude de conhecer-se a si próprio, embora alcançá-las geralmente não seja o grande objetivo de quem atinge tal estágio.
A meta maior sempre será tornar-se um ser humano mais desenvolvido enquanto parte de um todo maior, mesmo que viva em condições humildes e com a saúde emocional e espiritual bem mais ajustada que a física.
Talvez possa parecer que sou contra textos ou técnicas de auto-ajuda. De maneira alguma! Elas tem seu espaço, seu valor, seu público cativo e, em certos momentos, sua grande importância. Porém, é fundamental que se compreenda o que é uma coisa e o que é outra.
Grande parte da confusão sobre o assunto é de responsabilidade da mídia, que, mal informada ou mal intencionada, acaba por colocar tudo o que se refere a ambos num mesmo balaio. E os desavisados, muitas vezes acabam comprando gato por lebre, trazendo um grande prejuízo àqueles que buscam seu verdadeiro crescimento individual, preso nas esferas da ascensão social ou pessoal proposta pela auto-ajuda.
Enquanto a auto-ajuda tende a ser imediatista, em parte, como reflexo de nossa sociedade atual, o auto-conhecimento pode levar tempo, uma vida inteira às vezes, para alcançar seu ápice. Porém, depois de alcançado, não há mais o que o derrube.
Parafraseando o chinês Lao-Tsé citado pelo indiano Osho, “… o sábio, por não competir com ninguém, jamais será derrotado”. Alcançar esse estágio de compreensão certamento o tornará um sábio.
Por isso, nossa proposta é baseada no auto-conhecimento, nas técnicas e conceitos que possibilitarão a cada um alcançar o âmago de seu ser e, ao atingir tal estágio, permitirão acontecer o processo de crescimento e evolução pessoal, espiritual e da humanidade como um todo.
(Autor: Alex Francisco Paschoalini)

Um comentário: