domingo, 6 de dezembro de 2009

O Pranaiama



A respiração é utilizada como base da grande maioria dos tratamentos, sendo o Pranaiama, a arte que os hindus desenvolveram sobre as várias formas de respiração, a base teórica de todas essas técnicas. Diversas formas de respiração, baseadas na velocidade, na intensidade, nas inspirações nasais ou bucais, no fluxo torácico ou abdominal, conseguem resolver ou ao menos diminuir desde ansiedades simples e insônias, até doenças de maior gravidade, como a depressão, além de aliviar consideravelmente os sintomas físicos.
Um recurso importante usado nos relaxamentos mais simples é a escolha de um ambiente mental agradável, que pode ser tanto um ambiente ou paisagem existente e conhecida, quanto um lugar criado pela imaginação. Outro recurso valioso é a contagem regressiva no aprofundamento do estado de relaxamento.
Existem outras tantas técnicas que é quase impossível citá-las sem tomar espaço demais nesse capítulo e todas elas possuem um grau razoável de eficácia, muitas vezes menos invasiva ou danosa em seus efeitos colaterais do que as usadas pela medicina moderna.
A ciência precisa unir a capacidade analítica da medicina moderna com a habilidade do pensamento holístico em harmonizar o todo, como já previa Platão há mais de dois mil anos, a fim de permitir à humanidade uma qualidade de vida muito mais ampla do que a experimentada até agora em nossa história.


(Autor: Alex Francisco Paschoalini)

Nenhum comentário:

Postar um comentário