sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Imagine - Comentário

A música Imagine marcou o início de minha adolescência, quando descobri o conteúdo de sua letra e a semelhança de suas idéias com os meus ideais. Mais do que isso, ao afirmar não ser o único sonhador, John Lennon lembrou-me de que eu também não estava sozinho.
Sua letra retrata bem a concepção do Princípio Agnóstico, onde nada deve ser mais importante do que a harmonia. Nenhuma diferença ou conceito deve sobressair à convivência pacífica e enriquecedora, ao sentido de evolução.
Hoje, depois de muito estudar sobre os grandes luminares da humanidade, vejo que a letra dessa música apenas reproduz seus ensinamentos, embora algumas instituições religiosas encubram a percepção desses conceitos fantásticos com o véu do dogma, das regras e do ritualismo e muitos seguidores tapem seus olhos com a máscara do fanatismo, da pseudo-obediência e da intolerância.
Muitos a consideram utópica, mas penso que a utopia é o salto quântico que nos permite evoluir, mesmo que não atinjamos exatamente o que a utopia espera. Certamente, ao nos aproximarmos dela, criamos condições para darmos mais alguns passos em sua direção num futuro próximo.
Ainda acredito que, um dia, possamos viver sem precisarmos buscar o paraíso, pois compreenderemos que ele está dentro de nós; e que o conceito de inferno será apenas uma vaga lembrança na estante de nossa memória.
Um dia, as limitações das fronteiras, das raças e religiões, mesmo que elas ainda persistam em existir, não serão empecilhos para nos darmos as mãos; e deixem de ser usadas como desculpas ou permissões para subjugar, torturar ou matar.
Um dia, deixaremos de buscar a posição de possuidores e nos daremos por satisfeito ao sermos possuídos pela idéia de fraternidade humana, de convivência pacífica, ao conceito de que não possuímos absolutamente nada, posto que um dia partiremos daqui sem levar sequer o próprio corpo e a própria vida.
Que um dia, a solidão das idéias que antes me afligia se torne o elo estreito de ligação com toda a raça humana e com toda a criação.

(Autor: Alex Francisco Paschoalini)

Um comentário:

  1. Alex,parabéns!

    Comentário realmente profundo e de autoria de quem realmente vive aquilo que pensa com ideal.
    A meu ver, ao classificar algo como sendo utópico, o ser humano se coloca numa posição de conforto e, assim, rotula como sendo impossível de acontecer algo que, na verdade, pode ser apenas um pouco mais difícil quando não se coloca colocar a vontade e a determinação.

    Paulo

    ResponderExcluir