sábado, 12 de novembro de 2011

Aspectos da Ética e da Moral

Este texto é o ponto de partida para a idéia de Painel do Desenvolvimento Humano que será postado em seguida e analisada por vários ângulos de agora em diante. A apresentação, embora superficial, do entendimento filosófico sobre os termos Ética e Moral nos trará uma compreensão maior sob os aspectos diversos da busca humana por um sentido maior, seja este conhecido como Deus ou deuses ou apenas uma maior harmonia na convivência humana.
Primeiramente é preciso dizer que a etimologia de ambas as palavras lhe conferem um aspecto de similaridade. O termo latino moris e o termo grego ethos são entendidos como costumes. Mas aos olhos da filosofia, ambos possuem funções diferenciadas.
Moral são as regras de conduta de uma determinada cultura ou de um determinado grupo, enquanto que a Ética é o estudo teórico do conjunto de regras morais das sociedades humanas. O primeiro tem caráter subjetivo e social, enquanto o segundo tem um caráter universal. Seriam a prática e a teoria das atitudes humanas, a ação e o conhecimento.
Afirma-se que a Moral sempre existiu, visto que todo ser humano dotado de razão sabe distinguir o bem do mal no contexto em que vive.
A Ética, por outro lado, surgiu a partir da filosofia clássica na Grécia e serve para investigar e explicar as normas morais isenta da influência dos conceitos de tradição, educação ou hábito, fundamentando-se na lógica e na inteligência. É, por assim dizer, o bom senso do comportamento individual e coletivo.
Podemos concluir que a Moral é o ponto de origem da vida social enquanto que a Ética é o marco divisório da vida intelectual.
A partir desse ponto, passamos a analisar esses termos no aspecto do desenvolvimento humano, em especial, no que diz respeito às doutrinas religiosas e ao embate fé e razão, ou crença e ateísmo.
As instituições religiosas são as guardiãs da tradição, dos costumes e ritos e essa atitude geralmente esbarra nos conceitos morais primitivos de sua criação. Da mesma forma, suas doutrinas filosóficas protegem os dogmas que fundamentam a religião e são eminentemente tradicionais e moralista na grande maioria dos casos.
Até mesmo o conjunto dos membros, apesar de muitas vezes formarem linhas paralelas de atuação dentro do contexto de cada religião, como a Teologia da Libertação no caso da Igreja Católica no Brasil, e de ter parcialmente uma conduta mais voltada à ética, mesmo que contrariando alguns ditames morais por já estarem ultrapassados, ainda assim esbarram no dogmatismo ao qual são subordinados.
Resta, então, o indivíduo, seja ele crente ou descrente, religioso ou ateu, como fonte de evolução humana, voltando ao que já pregava Aristóteles, ao afirmar que o indivíduo é que deveria ser trabalhado.
Portanto, adaptando os conceitos ao ideal do Painel do Desenvolvimento Humano, Moral são os vários caminhos que podem ser percorridos, enquanto que Ética e a maneira de caminhar e o destino que esses caminhos devem levar.
Veremos onde isso realmente quer chegar no próximo texto.

(Autor: Alex Francisco Paschoalini)

Um comentário:

  1. Alex,

    Importante abordagem sobre Moral e Ética, duas palavras que se confundem dentro dos caminhos confusos que o ser humano percorreu ao longo da história.
    Muito mais que definições e informações, o texto é um convite a uma reflexão sobre o que a sociedade fez de nós, em nome da Moral, e o que pretendemos fazer de nós mesmos, se voltarmos nosso olhar às questões da Ética, algo inerente a todo ser humano.

    Paulo

    ResponderExcluir