segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A cura e o paradigma cartesiano


“Vivemos hoje num mundo globalmente interligado,
no qual os fenômenos biológicos, psicológicos, sociais e ambientais são todos interdependentes.”
Fritjof Capra, físico americano
Antes de mais nada, é preciso compreender que a Terapia Holística não substitui os tratamentos da Medicina Moderna. Na verdade, são complementares. Mas está passando da hora de dar o devido espaço a ela, o que vem sendo sistematicamente reduzido no correr dos séculos graças aos avanços, as vezes um pouco sem rumo, da chamada biomedicina.
Se buscarmos alguns relatos de nossa história, inclusive fundamentados nas descobertas da arqueologia, vemos que os antigos xamãs também usavam para suas curas dos processos químicos, através de chás, poções e ungüentos, e físicos, através de massagens, acupuntura, do-in, entre outros. Os orientais, inclusive, têm uma vasta experiência prática transmitida de geração para geração dos conhecimentos médicos, através das já citadas medicina chinesa e ayurvédica.
Baseavam-se num rico compêndio de como utilizar-se de plantas e intervenções físicas, aliadas aos conhecimentos em psicologia que suas filosofias traziam, para alcançar o equilíbrio necessário à recuperação do enfermo em todos os níveis de seu ser.
(Autor: Alex Francisco Paschoalini)

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Como utilizar as energias sutis?



Muito bem, se não posso ver ou sentir essas energias, o que é preciso fazer para percebê-las, então?
É preciso aprender a desligar-se, momentaneamente, do mundo externo, ou seja, desprezar qualquer som, luz, odor, sensação ou gosto, anulando ao máximo a reação dos sentidos aos estímulos exteriores. Para isso, basta intensificar a atenção aos aspectos do próprio corpo. Observar a respiração, deixando o corpo relaxado e o mais imóvel possível é a maneira mais prática e usual. Com o tempo, tal prática levará a um estado consciente de silêncio dos sentidos e de interrupção dos movimentos corporais, o que começará a abrir um canal direto para contato com seu ser interior.
Com o corpo físico sob controle, sua energia tende a estabilizar-se e espalhar-se harmonicamente por ele todo, tornando mais fácil alcançar um estado de equilíbrio emocional, o início do caminho para alcançar o próximo estágio.
E esse estágio é igualmente simples, porém mais difícil: silenciar os pensamentos. É preciso interromper o fluxo de pensamentos de forma a tornar-se um “recipiente vazio”, sem nada que o leve para o passado, para o futuro, para o trabalho, para as contas, para as dificuldades do dia-a-dia, etc.
Então esse vazio poderá ser preenchido por aquilo que seu ser realmente necessita, estando pronto para receber em toda a sua plenitude a energia da vida que o cerca, o chamado prana, harmonizando agora não só seu corpo, mas também sua energia, suas emoções e sua mente. Você estará pronto para o próximo passo, aquele que já não depende de sua vontade, mas sim da ressonância de seu âmago para com a existência.
Ao alcançar este estado de percepção e receptividade, as portas se abrem para um universo novo, infinito, cheio de êxtase, e muito mais sublime do que o que percebemos normalmente.
A partir disto, é só aproveitar a viagem.


(Autor: Alex Francisco Paschoalini)

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Quebrando Paradigmas



Ao longo da história são incontáveis os paradigmas científicos que foram sendo abandonados por um novo paradigma mais atual e completo, às vezes bastante improvável até pouco tempo antes. A idéia primitiva de que a Terra era plana e a crença dominante até a Idade Média de que ela era o centro do Universo são talvez os exemplos mais clássicos dessa limitação intelectual humana, sempre aprimorada a cada nova importante descoberta.
As terapias holísticas trabalham com energias muito mais sutis, porém, não menos potentes. Ao contrário, como vem acontecendo com os estudos das energias atômicas e subatômicas, quanto mais sutil é a energia, maior será sua potência.

(Autor: Alex Francisco Paschoalini)