sábado, 26 de setembro de 2009

O Advento da Física Quântica



Talvez ajudado pelo advento da física quântica, em 1900, o precursor do conceito de holismo foi Jan Smuts, primeiro-ministro da África do Sul, no ano de 1926, em seu livro “Holism and Evolution” (Holismo e Evolução). Smuts reafirma a idéia proposta por Aristóteles de que há “... a tendência da Natureza em formar, através de evolução criativa, 'todos' que são maiores do que a soma de suas partes”.
E foi a partir das descobertas expostas na teórica do físico alemão Max Planck, no início do século passado, que o holismo voltou a renascer na cultura ocidental. Os avanços da física das partículas alcançados posteriormente pelos também alemães Albert Einstein e Werner Heisenberg, e pelo dinamarquês Neils Bohr, firmaram a idéia de um universo como uma teia de acontecimentos.

(Autor: Alex Francisco Paschoalini)

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

O Holismo e o Ocidente


No Ocidente, o pensamento holístico teve sua reputação recuperada somente em tempos recentes. Embora essa visão já existisse na filosofia grega a mais de dois milênios, foi raramente aceita como princípio por nossa cultura até então.
A herança cultural da filosofia grega trouxe-nos um aspecto muito mais voltado à racionalidade do que à intuição. E isso foi enraizado ainda mais pelas idéias de René Descartes, filósofo francês fundador do racionalismo, e pelas teorias de Sir Isaac Newton, físico inglês criador da física clássica.
O pensamento cartesiano-newtoniano, que tornou-se a base da ciência desde o século XVII até o início do século passado, serviu de fundamento para o reducionismo, o materialismo e o atomismo, desprezando-se o “inteiro” como fonte principal dos fatos isolados.
Poucos pensadores, como o filósofo francês Augusto Comte dois séculos mais tarde, atreveram-se a contestar essa maneira de enxergar o universo. Comte salientava a importância do espírito de conjunto (ou de síntese) sobre o espírito de detalhes (ou de análise) para uma compreensão adequada da ciência em si e de seu valor para o conjunto da existência humana.


(Autor: Alex Francisco Paschoalini)


sábado, 5 de setembro de 2009

O Pensamento Holístico


“O inteiro é mais do que a simples soma de suas partes”.
Aristóteles, filósofo grego




Holismo vem da palavra grega holos que significa inteiro, e sua definição geral é a de um entendimento integral dos fenômenos, onde as propriedades de um sistema completo não podem ser explicadas apenas pela soma de seus componentes. Em termos mais simples, é a forma de enxergar a existência como um todo interconectado, onde nada é considerado pequeno ou isolado o bastante para não interferir no Universo inteiro.
A cultura oriental descobriu esse conceito há alguns milênios e aplica a premissa da necessidade de compreensão do Todo em atividades como a filosofia e a medicina chinesa, baseada no Tao, a medicina ayurvédica hindu, baseada na filosofia dos vedas, nas técnicas de yoga e meditação, entre outras.
Mesmo com a ocidentalização atual, o Oriente ainda cultiva o pensamento de integração do todo: do corpo humano como um todo e não a soma de seus órgãos; da humanidade como um todo e não da reunião de raças distintas; do planeta como um todo e não do conjunto de animais, vegetais e minerais que o habitam e o compõem; do universo como um todo e não um aglomerado de galáxias, sistemas solares, estrelas, planetas e demais corpos celestes.

(Autor: Alex Francisco Paschoalini)

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Livros à venda



Já estão à venda os Livros "Sociedade dos Sete Caminhos" e "Caminhos da Flores". Basta acessar o site http://www.clubedeautores.com.br/ e buscar pelo título do livro ou pelo nome do autor (Alex Francisco Paschoalini).