quarta-feira, 16 de setembro de 2009

O Holismo e o Ocidente


No Ocidente, o pensamento holístico teve sua reputação recuperada somente em tempos recentes. Embora essa visão já existisse na filosofia grega a mais de dois milênios, foi raramente aceita como princípio por nossa cultura até então.
A herança cultural da filosofia grega trouxe-nos um aspecto muito mais voltado à racionalidade do que à intuição. E isso foi enraizado ainda mais pelas idéias de René Descartes, filósofo francês fundador do racionalismo, e pelas teorias de Sir Isaac Newton, físico inglês criador da física clássica.
O pensamento cartesiano-newtoniano, que tornou-se a base da ciência desde o século XVII até o início do século passado, serviu de fundamento para o reducionismo, o materialismo e o atomismo, desprezando-se o “inteiro” como fonte principal dos fatos isolados.
Poucos pensadores, como o filósofo francês Augusto Comte dois séculos mais tarde, atreveram-se a contestar essa maneira de enxergar o universo. Comte salientava a importância do espírito de conjunto (ou de síntese) sobre o espírito de detalhes (ou de análise) para uma compreensão adequada da ciência em si e de seu valor para o conjunto da existência humana.


(Autor: Alex Francisco Paschoalini)


Nenhum comentário:

Postar um comentário