sábado, 5 de setembro de 2009

O Pensamento Holístico


“O inteiro é mais do que a simples soma de suas partes”.
Aristóteles, filósofo grego




Holismo vem da palavra grega holos que significa inteiro, e sua definição geral é a de um entendimento integral dos fenômenos, onde as propriedades de um sistema completo não podem ser explicadas apenas pela soma de seus componentes. Em termos mais simples, é a forma de enxergar a existência como um todo interconectado, onde nada é considerado pequeno ou isolado o bastante para não interferir no Universo inteiro.
A cultura oriental descobriu esse conceito há alguns milênios e aplica a premissa da necessidade de compreensão do Todo em atividades como a filosofia e a medicina chinesa, baseada no Tao, a medicina ayurvédica hindu, baseada na filosofia dos vedas, nas técnicas de yoga e meditação, entre outras.
Mesmo com a ocidentalização atual, o Oriente ainda cultiva o pensamento de integração do todo: do corpo humano como um todo e não a soma de seus órgãos; da humanidade como um todo e não da reunião de raças distintas; do planeta como um todo e não do conjunto de animais, vegetais e minerais que o habitam e o compõem; do universo como um todo e não um aglomerado de galáxias, sistemas solares, estrelas, planetas e demais corpos celestes.

(Autor: Alex Francisco Paschoalini)

Nenhum comentário:

Postar um comentário