segunda-feira, 25 de julho de 2011

Projeto Prisma

Projeto Prisma é um novo conceito para o Desenvolvimento Humano baseado na idéia do livro “Sociedade dos Sete Caminhos”, de minha autoria.
A idéia central é trabalhar no ser de forma integral, usando como ponto de referência a essência de cada pessoa, aquela fonte a qual chamamos de centelha divina.
Assim como no prisma, onde a luz que incide sobre ele se divide em um arco-íris num efeito conhecido como refração ou difração, a luz interior de cada indivíduo, ao refletir no mundo exterior, se divide nas nuances criadas como sua personalidade.
Somos diariamente decompostos em várias facetas ou personas: o ser familiar, o ser profissional, o ser social, o ser amante, o ser guerreiro, o ser companheiro, o ser religioso. Mas a fonte de todas essas máscaras sociais continua sendo uma única. Portanto, assim como o prisma de cristal, decompomos a luz divina que nos alimenta em vários semitons e o propósito do projeto é justamente o desenvolvimento do indivíduo pela fonte.
Tratar dessas nuances separadamente pode até ser útil em alguns aspectos, mas a verdadeira evolução se dá quando cuidamos do nosso ser como um todo. Quanto mais forte for a luz em sua origem mais intensa será qualquer uma de suas cores.
A proposta é a busca pelo auto-conhecimento através de meios teóricos, com conversas filosóficas, teológicas e científicas, e por métodos práticos como exercícios de meditação e dinâmicas para o despertar da consciência, baseado nas técnicas já citadas nesse blog e do despertar xamânico sugeridas pelo psiquiatra tcheco Stanislav Grof em suas obras sobre o assunto.
Fortalecendo a essência, intensificamos positivamente todos os aspectos da pessoa, revelando sua verdadeira qualidade como pai, mãe, filho, filha, marido, esposa, irmão, profissional, colega, amigo, companheiro, enfim, como um ser humano completo.
Queremos, com isso, ajudar as pessoas e, como conseqüência, a nós mesmos, a galgar mais um degrau na escada da evolução humana ou, ainda, na escada da evolução do universo como um Todo.
Em postagens futuras exporemos um pouco mais sobre como deverá ser desenvolvido esse projeto, que acreditamos ser profundo e valioso.
Se você é como nós e acredita ser possível aquilo que muitos chamam de utopia, continue nos visitando e tomando contato com essa idéia.
(Autor: Alex Francisco Paschoalini)

Nenhum comentário:

Postar um comentário