quarta-feira, 25 de maio de 2011

Ecologia e Biocentrismo


Temos visto nas últimas décadas um verdadeiro bombardeio entre ecologistas e setores da economia que se importam muito mais com seus lucros do que com o meio ambiente. Infelizmente, essa guerra parece estar longe de acabar e quem mais perde é o planeta.
O que quero ressaltar, no entanto, é que a preocupação ecológica às vezes esbarra no conceito de que devemos preservar o ambiente para nossa própria auto-preservação. Não que isso não seja importante, mas creio que seja pouco.
A filosofia biocêntrica aborda o aspecto de uma maneira um pouco mais profunda e, de certo modo, mais desagradável a nós, seres humanos, além de desagradar aqueles que crêem que o mundo foi feito para a humanidade.
O cerne da questão é que o biocentrismo considera que todas as formas de vida tem o mesmo peso em termos de importância e que a humanidade não é o centro da Criação. Daí podemos considerar que a idéia de preservação do “nosso planeta” é igualmente antropocêntrica e acaba por não diferir muito da idéia de se tirar proveito do meio para seus lucros.
O pensador americano Ken Wilber, em seu livro "Uma breve história do Universo", afirma que tudo o que está acima em determinado aspecto, também estará abaixo em outro, como um tipo de hierarquia entrelaçada. No exemplo dele, a noosfera (esfera do conhecimento, onde nós, humanos, estamos) situa-se acima da biosfera (esfera da vida, onde animais e plantas estão) e, ao mesmo tempo, sob ela ao depender inteiramente dela. Se a biosfera deixar de existir, a noosfera também sucumbirá, mas se a noosfera for eliminada, a biosfera pouco ou nada sofrerá. Ou seja, a criação continuará tranqüilamente sua existência se nós, humanos, formos exterminados do planeta. E convenhamos, é uma hipótese completamente plausível.
Somos uma dentre tantas espécies, de um minúsculo planeta, num dos inúmeros sistemas solares, de uma dentre muitas galáxias. É preciso ir muito além do que trabalhar apenas em nossa necessidade de sobrevivência ara nos tornarmos mais evoluídos.
Mais do que a idéia de preservação ecológica, mais do que o cuidado com a vida biológica, é preciso cultivar o equilíbrio de toda a Criação, o que se refletiria tanto na vida como a concebemos como na nossa própria existência.

(Autor: Alex Francisco Paschoalini)

Um comentário:

  1. Alex, texto excelente!

    No entanto, numa época em que o preço de cada coisa é mais importante que o valor de todas as coisas, penso que alguns entenderão, mas poucos compreenderão a extensão do conteúdo.
    Se levarmos em consideração a Teoria da Evolução, nós, que estamos acomodados na noosfera, somos consequência do processo de evolução da biosfera.
    Sendo assim, ao não se preocupar com o que acontece na biosfera, ou interferir nela de forma negativa, o ser humano está contribuindo, sem que ele se dê conta disso, para o que poderíamos chamar de suicídio da espécie humana.

    Paulo Cesar Paschoalini

    ResponderExcluir