segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Terapia Holística x Medicina Tradicional




Por não olharem para o todo, cada vez mais a medicina cria especialistas que aprendem a eliminar a doença sem curar o doente, criando um batalhão de pessoas a espera dos próximos sintomas.
Em contrapartida, o efeito terapêutico dos métodos holísticos têm um fundamento muito mais preventivo do que curativo, embora também sejam aplicados de forma a diminuir dores ou outros sintomas incômodos. E, talvez por esse motivo, tenha pouco crédito na cultura imediatista ocidental, o que faz com que, geralmente, as pessoas procuram esse tipo de tratamento quando estão passando por problemas físicos ou psíquicos que não alcançaram solução ou não foram sequer amenizados pela medicina moderna, quando resta muito pouco que se possa fazer.
Em outros casos, mesmo que o resultado seja alcançado, assim que os sintomas começam a amenizar e parecerem controláveis, o paciente tende a abandonar o tratamento, principalmente os exercícios complementares propostos para prática em casa.
Sem sombra de dúvida, a disciplina é fundamental para se conseguir manter o nível de equilíbrio necessário na manutenção de um desenvolvido estado de consciência e de saúde propostos pela filosofia Holística.

(Autor: Alex Francisco Paschoalini)

Um comentário: