sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O que é Terapia Holística?



“O maior erro dos médicos é tentar curar o corpo separado da alma.”
Platão, filósofo grego

A Terapia Holística, muitas vezes chamada de terapia alternativa, é a maneira de tratar o ser humano baseado na idéia do todo, do ser por inteiro e não das debilidades isoladas de cada órgão ou parte. É enxergar o funcionamento completo do organismo e trabalhar no sentido de equilibrá-lo como um todo, a fim de eliminar qualquer enfermidade.
Assim como o pensamento holístico, a cultura oriental é que desenvolveu esse tipo de terapia, usada pelos mestres e gurus da antiguidade para afastar as moléstias que assolavam seus contemporâneos.
O desenvolvimento da acupuntura se confunde com a história da China e hoje é aceita pela Organização Mundial de Saúde como tratamento complementar aplicado em muitas das doenças modernas. A auriculoterapia é uma vertente da acupuntura bastante utilizada em nossa cultura.
Infelizmente, a maioria das técnicas holística ainda não são reconhecidas como tratamento eficazes, embora algumas de suas aplicações já estejam integradas aos tratamentos tradicionais, tais como a já citada acupuntura e a homeopatia. Além disso, alguns métodos usados pelos terapeutas holísticos fazem parte de certos tratamentos na medicina psicossomática e na psicologia transpessoal


(Autor: Alex Francisco Paschoalini)

Nenhum comentário:

Postar um comentário