terça-feira, 26 de maio de 2009

Técnicas de Meditação - 02




Terapia da Respiração

A Terapia da Respiração (também conhecida como Respiração Holotrópica, Respiração Circular ou Hiperventilação) é uma técnica muito usada como ferramenta no processo de indução ao Renascimento, podendo, porém, ser trabalhada separadamente, com o objetivo de equilibrar a energia do corpo apenas com o fluxo de respiração, sem a necessidade de utilizar-se da mente, como é o caso da condução ao Renascimento.
O exercício consiste em realizar os tempos de inspiração e expiração ininterruptamente, não utilizando-se dos intervalos de espaço cheio e vazio, tornado a respiração um movimento circular e provocando a hiperventilação ou hiper oxigenação do corpo (daí também ser chamada de Respiração Circular ou Hiperventilação). Além disso, a respiração deve situar-se no tórax como forma de ativar o quarto chacra e provocar a liberação de emoções ou traumas armazenados nele e impregnados na memória celular por todo o corpo.
O simples fato de hiper oxigenar as células já provoca uma mudança no estado químico das mesmas, produzindo a descarga de determinados elementos aprisionados nelas e, conseqüentemente, nos órgãos, na grande maioria da vezes, por ocasião de medos, sustos e traumas. A liberação química promove uma limpeza celular e a reorganização de sua memória, afetando diretamente no comportamento psicoemocional através do estado de catarse provocado pela respiração.
É aí que o processo terapêutico pode ser notado. Com a liberação químico/emocional causada pela hiperventilação, o paciente começa a reviver e trabalhar suas emoções, seus medos e traumas com a capacidade de análise pelas experiências atuais, tornando muito mais fácil a compreensão de fatos pouco compreendidos à época desses acontecimentos.
Quanto ao ritmo, à intensidade e ao modo, as variações induzirão a propósitos diferentes. No modo bucal a liberação químico/emocional será mais intensa, enquanto que no modo nasal será mais profunda. A respiração lenta e profunda leva a um gradual acúmulo e circulação de energia pelos canais de ligação aos chacras. Já a respiração arfante e superficial conduz a uma descarga emocional intensa.
Descreverei, abaixo, o processo que tenho utilizado com melhores resultados nesse tipo de terapia.
A sala de atendimento deve estar à meia-luz, com temperatura ambiente de agradável para quente e com músicas suaves ao fundo, podendo ser acrescida de um som de água em movimento (como uma fonte, por exemplo) para levar ao estado de relaxamento.
Peço ao paciente que deite-se de costas, numa posição confortável, e explico que a respiração deve ser ininterrupta, bucal e torácica e que a velocidade e o ritmo serão ditados por uma gravação de uma pessoa respirando, bastando apenas imitar a respiração gravada. Informo também que tonturas, formigamento, principalmente nos braços e pernas, coceiras, agitações e tetanias (cãibras) fazem parte da ação terapêutica do exercício, bem como o desejo incontrolável de rir ou chorar ou mesmo gritar. Aconselho o paciente a seguir o que o seu corpo e mente estiverem sentindo e pedindo, liberando qualquer reação de maneira natural.
Durante cinco a dez minutos induzo o paciente a aprofundar o relaxamento chegando próximo ao estado alfa. Em seguida libero o som gravado da respiração que será um pouco mais rápida e bem mais profunda do que a respiração usual. Após um intervalo de tempo em que as tetanias começam a aparecer, altero a velocidade da respiração para mais rápido. As tetanias são um forte indicativo de que o processo já está em pleno vigor.
A aceleração provoca uma mudança comportamental, geralmente levando o paciente um estado catártico, fazendo movimentos bruscos e contínuos, como se estivesse se desvencilhando de algo. Há casos, no entanto, em que o paciente interrompe o ciclo de respiração e entra num estado de auto-hipnose, podendo ficar um grande tempo imóvel, ou balbuciar palavras desconexas. É o momento de expurgar aquilo que lhe causou dores, medos ou traumas.
Finalmente, após o paciente ter atingido o ápice da Respiração Circular, o ritmo e a intensidade começam a voltar ao normal. Nesse instante, a gravação da respiração é desligada restando apenas uma música relaxante de fundo. É o momento da regeneração emocional que pode durar vários minutos e até mesmo horas.
O terapeuta deve aguardar o retorno espontâneo do paciente para encerrar a sessão.
Particularmente, costumo chamar esta técnica de Respiração Holotrópica, uma vez que a idéia do termo é a que mais se assemelha ao objetivo que como terapeuta busco nessa técnica. Holotrópico é uma palavra grega e significa mover-se em direção ao todo.
No estado de consciência alcançado por esse trabalho o paciente consegue acessar vários (senão todos) níveis de seu ser, trazendo a tona toda a experiência adquirida desde o nascimento e até mesmo antes disso, nas memórias arquetípicas somatizadas pelo inconsciente coletivo.
(Autor: Alex Francisco Paschoalini)

2 comentários:

  1. Faltou vc falar que esse metodo foi desenvolvido pelo grande Stanislav Grof!

    ResponderExcluir
  2. BOM DIA, FIZ A HIPERVENTILAÇÃO POIS SOFRIA DE ANSIEDADE. ANTES EU TINHA ALGUMAS DORES PELO CORPO E MUITO CANSAÇO E TINHA MUITA VONTADE DE DORMIR. APÓS O TRATAMENTO DE 4 SESSÕES AS DORES E O CANSAÇO SUMIRAM, MAS O PROBLEMA FICOU COM O DORMIR, MEU CÉREBRO NÃO CONSEGUE MAIS SE DESLIGAR. FIQUEI 5 NOITES SEM CONSEGUIR ME DESLIGAR, APÓS RESOLVI PEGAR UM MEDICAMENTO PARA NÃO ENLOUQUECER, ESTOU TOMANDO POR 3 MESES O TRIPTANOL, TENTEI PARAR ALGUMAS VEZES PARA VER E VOLTO A FICAR SEM DORMIR A NOITE TODA, GOSTARIA DE SABER SE ISSO PODE TER AFETADO AS FUNÇÕES CEREBRAIS E O QUE EU POSSO FAZER PARA REPARAR MEU PROBLEMA. ATT: MÁRCIO

    ResponderExcluir